e-mail

e-mail: fabriciopalmito@hotmail.com




quarta-feira, 29 de agosto de 2012


E ae Galera tudo bom?
Bom hoje estou postando o relato de uma aluna minha, a Sirene, ela esta vivendo na irlanda desde o começo do ano, mas conseguiu arrumar um tempo pra continuar na capoeira, hoje ela treina com o Mamão la me Dublin na Irlanda!

É Bem legal saber a visão da galera de lá sobre a nossa capoeira e também o quanto nós aqui temos que valoriza-la ainda mais!
Bom segue o texto ai!
Abraço

"Sempre me perguntava como seria esse esporte, com suas características e ritmos brasileiros e musicas cantadas em Português,  aqui no exterior. Como seria tudo isso? Eu pensava...
Duvidas estas que a vida me trouxe resposta... Sabe qual a diferença? NENHUMA.
A capoeira fora do Brasil me mostrou ainda mais o significado da palavra DEDICAÇÃO.
Me mostrou que realmente não existe nenhuma diferença entre o ser humano e que o verdadeiro “infeliz” é aquele que consegue enxergar diferenças onde nunca existiu. Nem o IDIOMA é uma diferença...  Afinal de contas,  capoeiras do mundo inteiro cantam em Português na roda! Isso é lindo ou não é? Olhar para o lado e ver: brasileiros, eslovacos, húngaros, irlandeses, italianos e o restante do mundo cantando no idioma do nosso Brasil! Aqui, O MUNDO se concentra em uma roda de capoeira!
Não sei porque se inventaram  a ideia de fronteiras entre países... Afinal de contas, se observarmos  o Mapa Mundi não conseguiremos encontra-las! Ou seja, elas não existem.
Fico pensando, que graça teria este mundo sem a capoeira? Sem o som do berimbau? Eles são sinônimos de alegria! São sinônimos de esforço! São a cara do Brasil espalhada pelo mundo!
Vejo livros de capoeira (Nestor Capoeira) nas livrarias.. vejo pessoas falando da capoeira.. e tudo isso em um país onde o foco não é capoeira. E porque falam? Porque cada dia querem entender mais e mais? Porque é LINDO! Simples assim.. Porque todos querem ser um pouco do Brasil!! Porque todos querem ter a energia que os capoeiristas tem.
Um dia me perguntaram aqui na Irlanda: “Você pratica algum esporte”?
Respondi: “Sim. Pratico capoeira.”
De repente, recebi essa  reposta: “Há!! Você é brasileira”.
Quem me disse isso? Um Europeu. E pergunto: Qual é esporte relacionado ao país? Desculpe aos estudiosos.. mas para mim é a capoeira..  A capoeira carrega nossa história! E a leva pelo mundo afora!
Por isso não devemos cansar  de cantar: “CAPOEIRA NÃO PODE PARAR, CAPOEIRA NÃO PODE MORRER, É A TRADIÇÃO DO MEU POVO, E SEM ELA EU NÃO POSSO VIVER”. "

Mariana Gomes da Cruz "Sirene"


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dia do Capoeirista e Roda do Gueto em Campinas

E ae Rapaziada tudo bom?

Bom dia 3 de Agosto foi o dia do Capoeirista, incrível né? Depois de tudo que os capoeiristas já passaram, do passado escravo, das lutas nas ruas, das maltas, das perseguições do governo e policia, hoje me dia temos até um dia. Parabéns (atrasado) então a todos nós capoeiristas! Procurei pela net o motivo pelo qual ser comemorado no dia 3 de agosto, mas não encontrei nada, se alguém tiver algum material, ficaria muito agradecido se puder compartilhar com todos aqui. Enquanto isso fico com a ideia que capoeira é todo dia, todo dia ela é especial pra mim e pra milhões de praticantes em todo mundo.
Nesse mesmo dia, recebi o convite do meu camarada Fumaça para irmos numa roda de capoeira angola em Campinas, a roda é comanda pelo Mestre Topete da escola Resistência de Capoeira angola e já acontece a 10 anos toda sexta as 18:30. Embarcamos então para Campinas Eu, Fumaça, Longui, Chocolate e Biscoito.  Durante o caminho muita risada, muitas lembranças e causos, sempre é bom hehehe! Chegando no local entendi o porque a roda se chama roda do Gueto. O visual parecia tirado de algum filme, a roda em baixo do viaduto, ao lado da roda um salão de cabeleireiro com nome de raça negra, na parede atras da bateria o dizer "Campinas Afro" e o axé da roda, era de contagiar todos que estavam por ali passando e participando, muitos paravam pra ver, outros chegavam pra participar e a vadiação rolava!
Todos os angoleiros da roda jogavam com nós de uma forma muito respeitosa, curtiam aquela vadiação junto com a gente, claro que não temos a exata noção de jogar a capoeira angola da forma que eles jogam, pois eles vivenciam aquilo diariamente, diferente de nós que treinamos a Regional contemporânea. O bom de saber chegar e saber sair dos lugares é isso, conseguimos curtir muito cada jogo, cada movimento, cada brincadeira, respeitamos e fomos respeitados! Obrigado ao M. Topete e todos que estavam la naquele dia! Quem quiser conhecer mais dessa roda é só entrar em contato com a escola Resistência pelo facebook ou então fala com o Fumaça hehehe!
Valeu galera vou deixar uns videos agora ai com um pouquinho da roda do Gueto!

Abraço