Galera esse video foi a Nana que gravou, na oficina com o pessoal do projeto para alunos com Sindrome de Dawn, Mestre Beija-Flor que comandou essa oficina la no Galpão do CECAB em Fortaleza. Particularmente, senti muita emoção nesse dia e vi o quanto a capoeira é poderosa para unir todos os tipos de pessoas numa mesma energia.
e-mail: fabriciopalmito@hotmail.com
quinta-feira, 29 de julho de 2010
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Capoeira patrimônio cultural brasileiro!
Oi gente, então acho que eu tava devendo uma postagem... então estou colocando aqui uma matéria que eu já tinha postado na comunidade do orkut e que é muito interessante em relação à nossa capoeira, que teve enfim o reconhecimento (super merecido) nacionalmente e internacional também ^^
Assim que eu achar coisas mais interessantes posto aqui também!!!! Valeeeeu*
BEIJOS*** da bisnaguinha ^^
Capoeira vira patrimônio cultural brasileiro
Registro assegura criação de projetos que preservem a manifestação popular.
Com inclusão, já existem 14 bens culturais registrados no país.
Com inclusão, já existem 14 bens culturais registrados no país.
A capoeira se tornou, em quinze de maio de 2008, o mais novo patrimônio cultural brasileiro. O registro desta manifestação cultural foi votado em Salvador, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional.
De acordo com o Iphan, o instrumento legal que assegura a preservação do patrimônio cultural imaterial do Brasil é o registro. Uma vez registrado o bem, é possível elaborar projetos que envolvam ações necessárias à preservação e continuidade da manifestação.
Segundo o secretário-executivo da Cultura, Juca Ferreira, a votação foi um momento de reparação em relação a esta prática afro-descendente. “Nós estávamos devendo isso aos mestres de capoeira, responsáveis por uma das manifestações mais plurais e brilhantes de nossa cultura”, afirma. A manifestação já foi considerada prática criminosa no século passado (chegou a ser incluída no código penal da República Velha).
Registro
O pedido de registro da capoeira foi uma iniciativa do Iphan e do Ministério da Cultura, e é o resultado de uma pesquisa realizada entre 2006 e 2007 para a produção de documentação sobre esse bem imaterial. Todo o levantamento foi sintetizado em um dossiê final que compõe o processo de registro.
A preservação do patrimônio é uma conseqüência do registro e prevê um plano de previdência especial para os velhos mestres da capoeira; o estabelecimento de um programa de incentivo dessa manifestação no mundo; a criação de um Centro Nacional de Referência da Capoeira; e o plano de manejo da biriba - madeira utilizada na fabricação do instrumento.
Com a inclusão da capoeira, já existem 14 bens culturais registrados no Brasil. Entende-se por patrimônio cultural imaterial representações da cultura brasileira como cerimônias (festejos e rituais religiosos), danças, músicas, lendas e contos, brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato etc).
Fonte: www.globo.com
Fonte: www.globo.com
quarta-feira, 21 de julho de 2010
III Festival Tribos, Berimbaus e Tambores
Bom galera, o terceiro festival TBT, aconteceu nos dias 12 a 18 de Julho, na cidade de Fortaleza sobre a coordenação do Mestre Ratto, o Festival contou com toda a galera de Fortaleza e outras cidades do Ceará, alem de Pernanbuco, Bahia, Amazonas, Paraiba, nós aqui de São Paulo, e de outro paises como, Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, França, Italia, Venezuela e Austria. Durante o Evento tivemos o lançamento do volume 3 do Cd do Água de Beber, com composiçoes de integrantes do grupo além e uma do autor Prancha do grupo Aruê Capoeira, cantadas pelo Formado Peninha e Professor Olho de Gato. Oficinas de Capoeira com o Mestre Rafael Magnata (Capoeira Angola), Mestre Ratto e o Professor João Roots e tambem um oficina com Mestre Itapoan que logo em seguida deu uma palestra sobre a historia da Capoeira Regional e de Mestre Bimba.
Além dessa parte pratica tivemos inumeras palestras sobre capoeira, nossos direitos e deveres, que nos mostra qual é nosso papel perante a sociedade, mostra como a capoeira não é simplismente apenas levantar a perna, é muito mais. A influencia que podemos ter na formação do carater de um individuo, por isso a necessidade de se estudar e de se fundamentar nossa capoeira (vamos estudar galera!!!!!).
Os espetáculos relizados por integrantes do CECAB também foram ponto alto. O Batuque para corpos que danças e o espetaculo Quilombo foram de arrepiar. Houve também o show do Terra Brasilis, um grupo alemão que mandou muito bem na batucada, que também fez a galera levantar. Outras Oficinas que valem registras foram a confecção de Abês (instrumento musical tipo um chocalho), a Capoeira inclusiva com o pessoal com sindrome de dawn dos projetos do CECAB juntamente com a participação do Mestre Beija-flor, a Capoeira na Melhor idade com senhoras de Sobral-CE comandadas pelo Professor Roney do Grupo Capoeira Mundi que jogavam capoeira na maior vitalidade,algumas com mais de 70 anos, além do show que deram dançando o maculele ao som de ritmos de festa de São João. Esse Festival mostrou que somente jogar capoeira por jogar ja nao basta mais, temos que nos concientizar do que é ser um capoeirista hoje em dia, que a capoeira pode atender a todos e contribuir para uma melhora do cotidiano de todos.
Agradeço ao Mestre Ratto pela recepçao e ensinamento nesses dias, a toda a galera pela recepção com nós aqui de São Paulo, pelas piadas, pelas rodas com altos jogos de qualidade, pela papoeira, pela amizade, pelo axé.
Iê Água de Beber Camará ...
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Eu vou ali já volto já...
O Centro Cultural Agua de Beber realizará de 12 a 18 de julho, o III Festival Internacional Capoeira e Tradições Afrodescendentes, em Fortaleza/CE.
Tem objetivo de difundir e ampliar as capacidades de compreensão e profissionalização das práticas da arte da capoeira e demais manifestações socioculturais baseadas nas tradições afrodescendentes entre alunos, professores, mestres de capoeira, brincantes de folguedos, artistas, educadores, pesquisadores da cultura popular, militantes de entidades negras, além de, especificamente, os alunos e professores da rede de escolas públicas.
A estimativa ao longo dos sete dias do evento, o fluxo estimado é de 3 mil pessoas, especialmente alunos, professores e mestres de capoeira, brincantes de folguedos populares, artistas, educadores, pesquisadores, militantes de entidades negras.
No ensejo, enviamos informes sobre a instituição e o propósito deste trabalho, afim de divulgação e parcerias, atendendo o nosso proposito: Cultura ao acesso de todos!
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Ladja
Bom galera continuando a busca pelas danças/lutas "parentes" da Capoeira, encontrei esse Video da Ladja, não encontrei ainda muita informações sobre ela, apenas que é originaria de Martinica (caribe). O audio do Video não esta muito bom, mas vale conferir. Essa deve ser uma "prima" distanta da nossa Capoeira.
Quem tiver mais informações por favor contribuam.
Abraços, Palmito!
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Moringue
Bom pessoal, coloquei o video do Mestre Cobra Mansa falando do N´golo mas não achei nenhum video ainda que mostre essa dança, porem encontrei esse video mostrando outra dança africana, o moringue, voces irão notar alguma semelhança com a capoeira, pelo que pesquisei essa dança e de uma região da africa que foi colonizada principalmente pelos franceses como senegal por exemplo, diferente do n´golo que é da região de angola (colonização portuguesa) segundo o que disse o Mestre Cobra Mansa no outro video. Vou continuar pesquisando se encontrar mais informações (que esta díficil) coloco aqui pra vocês.
Abração, Palmito
1° Festival de Música CECAB em Cabreúva
No dia 29 de Maio de 2010, foi realizado na academia Equipe Coiote o Festival de Músicas para os alunos de Cabreúva, as Cantigas foram cantadas pelos próprio compositores, o que fez a proposta ser mais interessante ainda , ja que em sua maioria eram alunos iniciantes que nunca tinham cantado na roda. Sendo assim acredito ter alcançado meu objetivo que ra fazer os alunos pesquisarem a capoeira para poderem compor e perder a inibição ao se expressarem através do canto. Os jurados foram nosso Mestre Dentinho, o Graduado Samurai e o Estagiário Graveto. Outros Camaradas estiveram presentes dando uma força ( Estagiários Tiririca, Paraiba, Bóia) e também o Urso. As vencedoras foram em 1° lugar a Sirene, 2° Mônica e 3° Kátia. Parabéns a elas e a todos os alunos que tiveram a iniciativa de participar, espero que ano que vem quem nao participou participe, pois foi muito "massa". A roda de encerramento foi com muito Axé. Valeu Galera ano quem vem tem mais!
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Mestra Cobra Mansa Trasmitindo seus conhecimentos
Capoeira
A história da Capoeira começa na época em que o Brasil era colônia de Portugal e que se utilizava a mão-de-obra escrava africana, principalmente nos engenhos do nordeste. Muitos dos escravos trazidos pra o Brasil vinham de Angola, também colônia lusitana, que dançavam ao som de seus instrumentos.
Os escravos eram tratados nos engenhos como propriedade dos seus senhores e sofriam grande violência, açoitados e castigados, principalmente quando fugiam das fazendas e eram capturados pelos capitães-do-mato.
Surgiu como forma dos escravos resistirem aos opressores, além de praticar a sua arte, transmitir a sua cultura e melhorar o seu moral, mas, por serem proibidos de praticar qualquer tipo de luta, eles a disfarçaram com a música, adaptando os golpes com o ritmo e movimentos de suas danças.
A Capoeira era proibida no Brasil, por ser considerada uma prática violenta e subversiva e a polícia recebia orientações para prender os capoeiristas. Mestre Bimba transformou esse conceito quando - ao fundir a capoeira Angola que havia aprendido à sua criatividade, acrescentando golpes, movimentos e elementos do batuque - criou a Capoeira Regional. Ele apresentou esse novo estilo ao então presidente Getúlio Vargas, que gostou tanto desta arte que a oficializou como esporte, afirmando: “a Capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional”.
Para entender melhor sobre esse esporte, o Graduado Fabrício da Costa Silva, mais conhecido como Palmito (foto), pertencente ao Grupo Água de Beber (CECAB), que ensina Capoeira em Cabreúva nas academias Coiote e Podium, respondeu algumas perguntas.
Quais são os estilos da Capoeira?
F - Na Capoeira existem dois estilos: a Capoeira Angola, que teve como principal representante Mestre Pastinha, e a Capoeira Regional, criada por Mestre Bimba.
Quais as características da Capoeira Angola?
F - É uma Capoeira mais tradicionalista, os movimentos são na maioria das vezes lentos e rentes ao chão. É um jogo onde a malicia conta muito, por isso se torna tão ou mais perigoso que o jogo da Regional.
E da Regional?
F - A Capoeira Regional caracteriza-se por um jogo mais ágil, em que os capoeiristas ficam mais em pé. Esse estilo de Capoeira sofreu evoluções com o tempo, é o que chamamos de Capoeira Regional Contemporânea, pois a tradicional é praticada apenas na academia do Mestre Nenél (filho de Mestre Bimba), em Salvador. A Regional Contemporânea recebeu outros instrumentos, como o atabaque, e movimentos de ginástica, como os saltos e acrobacias. É o estilo mais praticado no mundo nos dias atuais.
Qual a importância da música na Capoeira?
F - A Capoeira é a única arte marcial a ser praticada com musica, o ritmo diz aos capoeiristas como deve ser o jogo. Existem vários toques de berimbau, e cada toque pede aos capoeiristas um jogo diferente. Uma roda de capoeira com um bom ritmo faz com que os jogadores muitas vezes ultrapassem seus limites, já que a musica de Capoeira contagia mesmo quem esta apenas de passagem, assistindo a roda. Na Capoeira utilizam-se três berimbaus, cada um com uma afinação e tonalidade de som, atabaque e pandeiro, e em algumas escolas ainda há a utilização de agogô e reco-reco.
O que se aprende nas aulas?
F - Em uma aula de capoeira aprende-se todo o fundamento dessa pratica: golpes, acrobacias, defesas e movimentos desequilibrantes, além de aprenderem os instrumentos e músicas. Mas o mais importante é criar ao praticante uma identidade cultural com seu país.
Como funciona a graduação (troca de cordas)?
F - Cada escola tem seu método de graduar o aluno. Normalmente é feito através de cordas coloridas que são amarradas a cintura, sendo que cada cor representa a fase pela qual o aluno esta passando. O aluno recebe sua corda no evento em que chamamos de “Batizado” (lembrando que não tem nenhum aspecto religioso), que acontecem, geralmente, uma vez por ano. O aluno é avaliado no dia-a-dia de treino para receber a corda de acordo com seu desenvolvimento.
Quais são os benefícios que a Capoeira pode proporcionar para o corpo?
F - A Capoeira, como atividade física, é completa, pois trabalha o corpo todo, desenvolvendo todas as aptidões físicas: força, agilidade, equilíbrio estático e dinâmico, flexibilidade, resistência muscular... Além de trabalhar todo o sistema cardiorrespiratório. Podemos dizer, também, que a Capoeira trabalha diretamente com a nossa auto-estima proporcionando, desse modo, uma nova forma de encararmos nosso cotidiano, com maior disposição e visão otimista.
Crianças, em especial, adquirem benefícios psicológicos com a prática da Capoeira?
F - Para a criança, a Capoeira tem um papel muito importante que é a de passar valores como disciplina, dedicação, respeito ao colega e aos mais velhos, já que a hierarquia é levada muito a sério. Além disso, tentamos através das aulas e dos bate-papos trabalhar diretamente na formação do caráter da criança, mostrando a importância de ser um bom aluno na escola e evitar caminhos errados, como as drogas. Nessa fase criança/adolescente é mais importante para nós formamos bons cidadãos do que bons capoeiristas.
Qualquer pessoa pode praticar?
F - A Capoeira é uma atividade que proporciona ao individuo desenvolver seu jogo de acordo com suas limitações. Ninguém joga igual a ninguém, portanto qualquer um pode praticá-la: homens, mulheres, crianças, idosos, gordos, magros,... não existe preconceito com nenhum tipo de pessoa e todos podem ter o prazer de praticar essa arte genuinamente brasileira.
"Capoeira é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é bailado, é disputa - simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos. Na Capoeira, os contendores não são adversários, são 'camaradas'. Não lutam, fingem lutar. Procuram genialmente dar a visão artística de um combate. Acima do espírito de competição, há neles um sentido de beleza. O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta". (Dias Gomes)
Os escravos eram tratados nos engenhos como propriedade dos seus senhores e sofriam grande violência, açoitados e castigados, principalmente quando fugiam das fazendas e eram capturados pelos capitães-do-mato.
Surgiu como forma dos escravos resistirem aos opressores, além de praticar a sua arte, transmitir a sua cultura e melhorar o seu moral, mas, por serem proibidos de praticar qualquer tipo de luta, eles a disfarçaram com a música, adaptando os golpes com o ritmo e movimentos de suas danças.
A Capoeira era proibida no Brasil, por ser considerada uma prática violenta e subversiva e a polícia recebia orientações para prender os capoeiristas. Mestre Bimba transformou esse conceito quando - ao fundir a capoeira Angola que havia aprendido à sua criatividade, acrescentando golpes, movimentos e elementos do batuque - criou a Capoeira Regional. Ele apresentou esse novo estilo ao então presidente Getúlio Vargas, que gostou tanto desta arte que a oficializou como esporte, afirmando: “a Capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional”.
Para entender melhor sobre esse esporte, o Graduado Fabrício da Costa Silva, mais conhecido como Palmito (foto), pertencente ao Grupo Água de Beber (CECAB), que ensina Capoeira em Cabreúva nas academias Coiote e Podium, respondeu algumas perguntas.
Quais são os estilos da Capoeira?
F - Na Capoeira existem dois estilos: a Capoeira Angola, que teve como principal representante Mestre Pastinha, e a Capoeira Regional, criada por Mestre Bimba.
Quais as características da Capoeira Angola?
F - É uma Capoeira mais tradicionalista, os movimentos são na maioria das vezes lentos e rentes ao chão. É um jogo onde a malicia conta muito, por isso se torna tão ou mais perigoso que o jogo da Regional.
E da Regional?
F - A Capoeira Regional caracteriza-se por um jogo mais ágil, em que os capoeiristas ficam mais em pé. Esse estilo de Capoeira sofreu evoluções com o tempo, é o que chamamos de Capoeira Regional Contemporânea, pois a tradicional é praticada apenas na academia do Mestre Nenél (filho de Mestre Bimba), em Salvador. A Regional Contemporânea recebeu outros instrumentos, como o atabaque, e movimentos de ginástica, como os saltos e acrobacias. É o estilo mais praticado no mundo nos dias atuais.
Qual a importância da música na Capoeira?
F - A Capoeira é a única arte marcial a ser praticada com musica, o ritmo diz aos capoeiristas como deve ser o jogo. Existem vários toques de berimbau, e cada toque pede aos capoeiristas um jogo diferente. Uma roda de capoeira com um bom ritmo faz com que os jogadores muitas vezes ultrapassem seus limites, já que a musica de Capoeira contagia mesmo quem esta apenas de passagem, assistindo a roda. Na Capoeira utilizam-se três berimbaus, cada um com uma afinação e tonalidade de som, atabaque e pandeiro, e em algumas escolas ainda há a utilização de agogô e reco-reco.
O que se aprende nas aulas?
F - Em uma aula de capoeira aprende-se todo o fundamento dessa pratica: golpes, acrobacias, defesas e movimentos desequilibrantes, além de aprenderem os instrumentos e músicas. Mas o mais importante é criar ao praticante uma identidade cultural com seu país.
Como funciona a graduação (troca de cordas)?
F - Cada escola tem seu método de graduar o aluno. Normalmente é feito através de cordas coloridas que são amarradas a cintura, sendo que cada cor representa a fase pela qual o aluno esta passando. O aluno recebe sua corda no evento em que chamamos de “Batizado” (lembrando que não tem nenhum aspecto religioso), que acontecem, geralmente, uma vez por ano. O aluno é avaliado no dia-a-dia de treino para receber a corda de acordo com seu desenvolvimento.
Quais são os benefícios que a Capoeira pode proporcionar para o corpo?
F - A Capoeira, como atividade física, é completa, pois trabalha o corpo todo, desenvolvendo todas as aptidões físicas: força, agilidade, equilíbrio estático e dinâmico, flexibilidade, resistência muscular... Além de trabalhar todo o sistema cardiorrespiratório. Podemos dizer, também, que a Capoeira trabalha diretamente com a nossa auto-estima proporcionando, desse modo, uma nova forma de encararmos nosso cotidiano, com maior disposição e visão otimista.
Crianças, em especial, adquirem benefícios psicológicos com a prática da Capoeira?
F - Para a criança, a Capoeira tem um papel muito importante que é a de passar valores como disciplina, dedicação, respeito ao colega e aos mais velhos, já que a hierarquia é levada muito a sério. Além disso, tentamos através das aulas e dos bate-papos trabalhar diretamente na formação do caráter da criança, mostrando a importância de ser um bom aluno na escola e evitar caminhos errados, como as drogas. Nessa fase criança/adolescente é mais importante para nós formamos bons cidadãos do que bons capoeiristas.
Qualquer pessoa pode praticar?
F - A Capoeira é uma atividade que proporciona ao individuo desenvolver seu jogo de acordo com suas limitações. Ninguém joga igual a ninguém, portanto qualquer um pode praticá-la: homens, mulheres, crianças, idosos, gordos, magros,... não existe preconceito com nenhum tipo de pessoa e todos podem ter o prazer de praticar essa arte genuinamente brasileira.
"Capoeira é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é bailado, é disputa - simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos. Na Capoeira, os contendores não são adversários, são 'camaradas'. Não lutam, fingem lutar. Procuram genialmente dar a visão artística de um combate. Acima do espírito de competição, há neles um sentido de beleza. O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta". (Dias Gomes)
Jaqueline Defendi Rosa - publicado no portal Itu.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)