e-mail

e-mail: fabriciopalmito@hotmail.com




quinta-feira, 22 de julho de 2010

Capoeira patrimônio cultural brasileiro!

      Oi gente, então acho que eu tava devendo uma postagem... então estou colocando aqui uma matéria que eu já tinha postado na comunidade do orkut e que é muito interessante em relação à nossa capoeira, que  teve enfim o reconhecimento (super merecido) nacionalmente e internacional também ^^
Assim que eu achar coisas mais interessantes posto aqui também!!!! Valeeeeu*
BEIJOS*** da bisnaguinha ^^

Capoeira vira patrimônio cultural brasileiro
Registro assegura criação de projetos que preservem a manifestação popular.
Com inclusão, já existem 14 bens culturais registrados no país.

A capoeira se tornou, em quinze de maio de 2008, o mais novo patrimônio cultural brasileiro. O registro desta manifestação cultural foi votado em Salvador, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional.

De acordo com o Iphan, o instrumento legal que assegura a preservação do patrimônio cultural imaterial do Brasil é o registro. Uma vez registrado o bem, é possível elaborar projetos que envolvam ações necessárias à preservação e continuidade da manifestação.
Segundo o secretário-executivo da Cultura, Juca Ferreira, a votação foi um momento de reparação em relação a esta prática afro-descendente. “Nós estávamos devendo isso aos mestres de capoeira, responsáveis por uma das manifestações mais plurais e brilhantes de nossa cultura”, afirma. A manifestação já foi considerada prática criminosa no século passado (chegou a ser incluída no código penal da República Velha).
                            
 Registro
O pedido de registro da capoeira foi uma iniciativa do Iphan e do Ministério da Cultura, e é o resultado de uma pesquisa realizada entre 2006 e 2007 para a produção de documentação sobre esse bem imaterial. Todo o levantamento foi sintetizado em um dossiê final que compõe o processo de registro.

A preservação do patrimônio é uma conseqüência do registro e prevê um plano de previdência especial para os velhos mestres da capoeira; o estabelecimento de um programa de incentivo dessa manifestação no mundo; a criação de um Centro Nacional de Referência da Capoeira; e o plano de manejo da biriba - madeira utilizada na fabricação do instrumento.

Com a inclusão da capoeira, já existem 14 bens culturais registrados no Brasil. Entende-se por patrimônio cultural imaterial representações da cultura brasileira como cerimônias (festejos e rituais religiosos), danças, músicas, lendas e contos, brincadeiras e modos de fazer (comidas, artesanato etc).


Fonte: www.globo.com

Nenhum comentário: